Aprimoramento Pedagógico

Projeto Paisagens de Histórias – Curso de Literatura Infantil/Juvenil-
Público-alvo: Professores e mediadores de leitura
Curso: A Literatura Infantil/Juvenil como resposta aos discursos produzidos na sociedade
Curso Base – Mód.I
Carga horária: 03h

Professoras responsáveis: Adriana Araldo e Regina Ruiz
Ano: 2021

A Literatura Infantil/Juvenil como resposta aos discursos produzidos na sociedade.
Professores e mediadores de leitura têm sido desafiados a desenvolver um olhar mais atento às obras literárias constituídas de linguagens múltiplas, buscando as diferentes formas de leitura que dialogam com as exigências do mundo contemporâneo e com as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As professoras Adriana Araldo e Regina Ruiz pretendem oferecer discussões e reflexões sobre a experiência que se processa no diálogo entre linguagens na formação do leitor literário de forma lúdica, criativa e ao mesmo tempo crítica, finalizando com atividades que envolvam análises interativas com obras diversas.
O Curso tem como objetivo oferecer instrumentos para que o educador possa refletir sobre os aspectos ideológicos e estéticos concernentes à Literatura Infantil/Juvenil e debater sobre o papel desse gênero na sociedade contemporânea.
Público alvo: Professores e mediadores de leitura.

Justificativas
O mercado editorial brasileiro apresenta um significativo desenvolvimento com inúmeras produções voltadas ao público infantil e juvenil. Isso se deve em grande parte às transformações culturais e aos avanços tecnológicos. Transformações que conferiram também nova importância social à criança: a de consumidora. O mercado livreiro se viu beneficiado pelas mudanças culturais da década de 80, em decorrência da intensificação da produção destinada ao público infantil.
Antes da pandemia da Covid-19, livrarias haviam se transformado num novo e curioso espaço cultural e de lazer, passando a seduzir o público com cafés, espaço wi-fi para os pais das crianças, lanches, contadores de histórias, brincadeiras, produtos variados e livros de diferentes formatos, texturas e propostas. Livros-mercadoria agregados a filmes, jogos, propostas curriculares, todos ao alcance das pequenas mãos, facilitando-se o contato leitor-livro, permitindo-se o manuseio e a leitura nas próprias lojas, incentivando a compra. A tecnologia, por sua vez, adaptando-se à situação pandêmica, veio a oferecer novas formas de trabalhar, ler e vender o livro.
Estudos de mercado já revelavam grande interesse pela Literatura para crianças e jovens, em 2007, quando foi considerada a “menina dos olhos e a bola da vez”:

Considerada menina dos olhos do mercado editorial, a literatura infantil foi a bola da vez segundo a pesquisa realizada pela FIPE. Em 2007, o número de títulos editados na área de infantis cresceu 15, 18%-3,4 mil obras contra 3 mil editadas em 2006. Foram 14,7 milhões de exemplares em 2007 contra 12,8 milhões. A literatura juvenil também cresceu significativamente, pulando de 1,5 mil títulos para 1,7 mil em todo o ano passado[1](2007).
Esses fatos, aliados aos estudos sobre o tema e ao uso cada vez maior da literatura pelos projetos escolares, vêm contribuindo para aplacar aquele olhar depreciativo dirigido à literatura para crianças, olhar revelador de um pensamento restritivo, segundo o qual, a Literatura Infantil constituiria apenas um livrinho para divertir os pequenos, sem valor artístico. Seria mesmo a Literatura Infantil/Juvenil uma arte menor? “Será a criança um ser à parte, estranho ao homem, e reclamando uma literatura também à parte”? como questiona Carlos Drummond de Andrade.[2]
Este curso objetiva, então, refletir sobre essas e outras questões, temas que envolvem a Literatura Infantil/Juvenil na atualidade, a partir das relações existentes entre arte, literatura, sociedade e cultura. Para tanto, o curso abordará o dialogismo existente entre obras distantes no tempo e no espaço, um diálogo revelador do processo de atualização de temas e imagens presentes em narrativas para o público jovem.

Conteúdo Programático

O papel da narrativa
A transmissão de experiências
O que é Literatura? O que é Literatura Infantil/Juvenil?
Gênese da Literatura Infantil
Literatura e Infância
Literatura Infantil de hoje e Vozes do Passado

Metodologia

Aulas Expositivas
Leitura e análise de textos
Discussão e reflexão
Pesquisa

Bibliografia
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 5ªed. (Tradução do russo) Paulo Bezerra. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
________________ Questões de Literatura e de Estética: A teoria do romance.4ªed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BARROS, D. L. P.& FIORIN, J. L.. ( orgs.) Dialogismo, Polifonia e Intertextualidade. São Paulo: EDUSP, 1992.
BARTHES, Roland.Introdução à Análise da Narrativa. In: Análise Estrutural da Narrativa. 7ªed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
BENJAMIN, Walter. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio d’Água Editores,1992.
BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 8ªed. São Paulo: Editora TAQ, Publifolha, 2000.
_______________ A Literatura e a Formação do Homem. In: Textos de Intervenção. São Paulo:Duas Cidades, Editora 34, 2002. Cap.06.

CARDOSO-SILVA, Emanuel. Prática de leitura: sentido e intertextualidade. Associação Editorial Humanitas: Coleção Metodologias, nº4, 2006.
CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada. São Paulo: Editora Ática,1986.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 1ªed. São Paulo: Editora Moderna, 2000.
___________________Panorama Histórico da Literatura Infantil/Juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. Barueri: Manole, 5ªed., 2010.
___________________ O conto de fadas: símbolos, mitos, arquétipos. 2ªed. São Paulo: Editora Paulinas, 2009.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 1983.
CUNHA, Maria Zilda da. Na tessitura dos signos contemporâneos: novos olhares para a literatura infantil e juvenil. São Paulo: Editora Humanitas; Paulinas, 2009.
DEBUS, Eliane. Monteiro Lobato e o leitor, esse conhecido. Itajaí: Univale Editora, 2004.
DURAND, Gilbert. O Imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora Difel, 2010.

[1] Revista Língua Portuguesa. Ecos da crise global. São Paulo: Editora Segmento. Nº 37, p.17.
[2] ANDRADE, Carlos Drummond de. Literatura Infantil. In: Confissões de Minas. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964.p. 591.