Sobre Voltas e Abandonos

Antes de entender o mundo, o homem, de todos os tempos e lugares, “sente” o mundo. Esse sentimento busca explicação para fenômenos naturais e da existência, vindo a dar origem aos mitos, à arte, às crenças religiosas por meio de uma linguagem simbólica. Sobre o mito, explica Mircea Eliade: “O mito conta uma história sagrada, […]

Sobre Voltas e Abandonos

“A cultura e a natureza, o semiótico e o somático, encontram um ao outro apenas em conflito: o corpo nunca está inteiramente à vontade na ordem simbólica e jamais se recuperará inteiramente de sua inserção traumática nela”. (Terry Eagleton) A Literatura Infantil/Juvenil, nesse sentido, apresenta valor significativo ao colocar-se como espaço de mediação entre a […]

Sobre Voltas e Abandonos

“Seria mesmo a literatura Infantil/Juvenil uma arte menor? “Será a criança um ser à parte, estranho ao homem, e reclamando uma literatura também à parte?” – questiona Carlos Drummond de Andrade. A gravidade desse pensamento (e olhar depreciativo dirigido à literatura para crianças) reside no fato de que ao se desqualificar a literatura para crianças, […]

Sobre Voltas e Abandonos

“Nesse diálogo com o passado, imagens e vozes se fazem presentes e são continuamente atualizadas. Torna-se possível ouvir as vozes nascidas em tempos imemoriais, reavivar imagens míticas e sagradas, podendo-se compreender que muito do presente não passa de ecos do passado, num processo dialógico que realimenta o imaginário cultural, terreno fértil de onde artistas retiram […]

Sobre Voltas e Abandonos

“Realizar um estudo numa perspectiva comparatista, acerca da Literatura Infantil /Juvenil, antes de tudo, significa revelar as relações dialógicas entre textos, esforçando-se por encontrar os pontos em que vozes e imagens se entrelaçam, distanciam-se, reforçam-se, reafirmam-se, entram em polêmica, dialogam. Significa, também, muitas vezes, realizar uma viagem no tempo e no espaço, procurando estabelecer relações […]

Sobre Voltas e Abandonos

“Medos, paixões, crenças, dúvidas, disputas pelo poder, desejos de descobertas, autoconhecimento, tradições, sofrimentos, lutas, enfim, toda a vida humana constitui material de trabalho para a arte literária. Dessa forma, uma obra é uma resposta aos discursos em circulação na sociedade e uma uma resposta aos textos anteriores que também dialogaram de alguma forma com a […]