Editora

O sonho de todo livro é virar história.

A Barco de Papel Editora nasceu da vontade de viajar.

Viajar é sempre um deslocamento que envolve buscas. Tal simbologia, presente nas mais diversas culturas, refere-se principalmente à viagem interior, às travessias que envolvem experiências, ampliam o conhecimento de mundo e o autoconhecimento.

A Literatura, da mesma maneira, é viagem. Ela viabiliza essa jornada, permitindo ao leitor adentrar outro universo, estimulando reflexões e descobertas, desenvolvendo a sensibilidade humana. Em O sagrado e o profano, Mircea Eliade nos explica que a leitura “projeta o homem para fora de seu tempo pessoal e o integra a outros ritmos, fazendo-o viver numa outra história” (Eliade, 2010, p.167). Nesse sentido, a maior de todas as viagens é aquela que se faz na direção “Eu – Outro – Mundo”, em busca de si mesmo.

Toda jornada traz em si a possibilidade de mudança, de ganho de experiência; e todo viajante traz, em sua bagagem, uma história para contar. O professor José Nicolau Gregorin Filho, em Literatura Infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores, observa que “a literatura para crianças, hoje, guarda características primordiais da arte, ou seja, olhar a sociedade e devolver a ela uma matéria passível de discussão e mudança” (Gregorin Filho, 2009, p.41). A Barco de Papel entende que a importância da Literatura está em seu potencial de estimular mudanças necessárias e benéficas, portanto, em seu potencial transformador da sociedade.

Dessa forma, interessa para a Barco de Papel Editora trabalhar a sensibilidade humana, por meio de textos – voltados para o público infantil, juvenil e apreciador de literatura – que venham possibilitar reflexões sobre a realidade e possam contribuir para a formação de leitores/viajantes críticos e transformadores do mundo.

Desejamos que os livros da Barco de Papel possam falar carinhosamente ao coração dos leitores, iniciando diálogos prazerosos sobre temas de ordem universal: amor, buscas, sofrimento, esperança, entre tantos outros.

Boa viagem!