Vamos conversar sobre criatividade, enquanto potencial inerente ao ser humano. Abordar questões importantes como percepção, necessidade e produção cultural. Desenvolver o olhar poético. Explorar a linguagem poética como elemento enriquecedor do texto. Adquirir consciência da produção escrita e de seus efeitos de sentido. Pensar a obra Infantil/Juvenil como objeto social e cultural importante. Entender o livro como diálogo.
Oficina Criativa: O Livro Infantil/Juvenil: escrevendo com sensibilidade e consciência
Curso Básico - composto por 6 Módulos que apresentam os fundamentos da escrita
Aulas via Google Meet em salas reduzidas para melhor aproveitamento.
A Escrita Criativa diz respeito à construção de textos a partir da exploração de recursos expressivos da linguagem, visando torná-los mais envolventes, surpreendentes, possibilitando interessantes e oportunos efeitos de sentido.
A construção de textos expressivos não é tarefa restrita a escritores e profissionais do texto. Essa é uma atividade que vem se tornando cada vez mais necessária em tempos de (auto) exposição nas mídias sociais e marketing digital.
Trabalhar o texto criativamente significa reconhecer que o texto é uma unidade de sentido, e que essa unidade depende de uma boa organização textual; significa também, adquirir certa habilidade no manejo dos recursos da linguagem: escolha vocabular, utilização de imagens, símbolos, sonoridade da linguagem, entre tantos outros, capazes de, em conjunto, e de acordo com o contexto, virem a potencializar significados.
Para tanto, são realizados exercícios que objetivam desenvolver a criatividade, “brincando com as palavras”; reconhecer, em textos variados, os recursos utilizados e a maneira como foram trabalhados, buscando possíveis e novas aplicações.
Os trabalhos com a Escrita Criativa têm efeito significativo na organização do pensamento, na produção de textos mais coesos e coerentes, enxutos e expressivos. Porém, os benefícios podem ser sentidos também:
Na leitura: melhora da compreensão, reflexão (crítica), concentração e da percepção da qualidade estética dos textos.
Na criatividade: desenvolvimento da criatividade, exploração de ideias a partir do cotidiano.
Na percepção: melhor exploração e observação da realidade.